Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ED SHEERAN - PORTO ALEGRE, 17 DE FEVEREIRO DE 2019

Fotos: Ton Muller
#
Review Márcio Grings c/ Camila Gonçalves Fotos Ton Muller  

Dez mil quilômetros. Essa é a distância que separa o cantor e compositor Ed Sheeran de Londres. Neste domingo, 17 de abril de 2019, o músico britânico celebrou na capital gaúcha seu aniversário. Mesmo tão longe de casa, o garoto prodígio está entre os seus. Afinal, em sua primeira vez no RS, quarenta mil vozes incessantemente oferecem demonstrações de que ele é muito bem-vindo. "Hoje faço 28 anos. Muito obrigado por estarem aqui. Nunca fiquei tão distante de casa em meu aniversário, e eu estou muito feliz de estar entre vocês celebrando", disse a atenta audiência logo no início da apresentação.

Confira um breve trecho do início da apresentação em Porto Alegre. Captação: Ton Muller

Considerado como uma das salvações da nova safra da indústria fonográfica mundial, Ed Sherran vive um dos melhores momentos de sua careira. Quer um exemplo? No Reino Unido, o álbum “Divide” (2017) respondeu por mais de 10% das vendas de CDs, isso apenas durante o período de seu lançamento. Outro dado impressionante é que 25% dos compradores não haviam adquirido um único CD no ano anterior. A mais lucrativa das pérolas da Asylum Records, não foi apenas responsável por mobilizar 250 mil consumidores a retornarem ao mercado da mídia física. Ed ainda se dá muito bem na estrada... Segundo o instituto Pollstar, o “Divide Tour” é também a mais lucrativa digressão dos últimos trinta anos na história da música pop. Apenas por esses dois fatos ele já mereceria nossa atenção.
    
Foto: Ton Muller
E como fruto de uma geração acostumada a joysticks, smarthphones e jogos tecnológicos, no palco, o cantor abusa de seus pedais de efeito e loops, quando mostra uma invejável habilidade em gravá-los instantaneamente, sincroniza-los, e assim, fabricar no ato inúmeras camadas sonoras e vocais. Como escudo instrumental, Sheeran precisa de apenas um violão ou guitarra. Acima, lateralmente e atrás dele, os telões, distribuem cores e imagens que lembram filtros do Instagram.  Se daqui alguns anos os sidemen (músicos que acompanham os artistas no palco) forem dispensados de seus serviços, a culpa é de Ed Sheeran, esse jovem demônio individualista que multiplica riffs, ritmos e vozes.   

Foto: Ton Muller
É inegável, apesar de muito jovem, e inicialmente sugerir uma enganosa timidez, o inglês já pode ser considerado um artista experiente, acostumado as luzes e badalação. Tanto que, aos poucos, podemos perceber que ele fica cada vez mais a vontade em frente ao público. E sobram hits. A cada nova canção, um ensurdecedor delírio com acento feminino toma conta da Arena. O interessante é que quase metade do set retém canções do último álbum, mostra da força exercida na sua recente produção autoral. Temas como “Castle on the Hill”, “Dive”, “Eraser”, “Galway Girl”, “Nancy Mulligan”, “Perfect” e “Shape of You”, são marcas desse sucesso.  Algumas antigas, como no caso de “The A Team”, levam ao êxtase milhares de fãs. Antiga? Engraçado, constatação de que no Planeta Sheeran, dez anos podem parecer bem mais tempo. Outro destaque está “Love Yourself”, versão para uma música do muito menos talentoso Justin Bieber.

Foto: Ton Muller
#
Aos fãs que nunca participaram de uma festa de aniversário com tantos convidados, a cereja do bolo fica por conta de um “Happy Birthday To You, Ed”, marca que certamente ficará impressa na lembrança do músico e de seus fãs. Próxima quarta-feira (20) o "Divide Tour" aporta em Montevidéu. Grings - Tours, Produções e Eventos agradece a LS8 Consultoria de Imprensa pelo suporte e credenciamento.

Setlist

Castle on the Hill
Eraser
The A Team
Don't / New Man
Dive
Bloodstream
Love Yourself
Tenerife Sea
Kiss Me / Hearts Don't Break Around Here / Give Me Love
Galway Girl
Wayfaring Stranger / I See Fire
Thinking Out Loud
One / Photograph
Perfect
Nancy Mulligan
Sing

Bis

Shape of You
You Need Me, I Don't Need You


Foto: Ton Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMA COBERTURA:

OMAR COLEMAN — PORTO ALEGRE, 22 DE FEVEREIRO DE 2024

Foto: Zé Carlos de Andrade | Por Márcio Grings   Fotos: Zé Carlos de Andrade | Cidade mais populosa do estado de Illinois, nos Estados Unid...