Translate

domingo, 27 de outubro de 2019

ZAKK WYLDE - PORTO ALEGRE, 26 DE OUTUBRO DE 2019

Foto: Pablito Diego
Por Márcio Grings Fotos Pablito Diego (Há Cena)

Zakk Wylde é um dos heróis modernos da guitarra. Estamos falando de um artista extremamente ligado ao seu instrumento de ofício. Eles são indivisíveis. Afinal, por puro merecimento, associações como essa o tornaram guitarrista de Ozzy Osbourne, um operário a serviço da lenda do rock mundial, batendo cartão em cinco álbuns de estúdio, discografia construída em duas décadas como sideman do Príncipe das Trevas. Nem seria necessário mencionar que se trata de um posto desejado por muitos músicos. E não é só isso - como líder de sua banda, o Black Label Society, deixou sua marca em treze álbuns, além de dois discos solo. E ainda precisamos mencionar o Pride & Glory, grupo formado na década de 1990.  

Pablito Diego
Entre suas facetas e escolhas, o show que novamente o traz a Porto Alegre evidencia uma aproximação com o southern rock e o lado clássico do hard rock feito nos anos 1970. E já que estamos falando do headliner no evento Samsung Best of Blues, a insígnia do blues também carimba breves instantes da apresentação do músico norte-americano no Anfiteatro Pôr do Sol. Será mesmo?

Foto: Pablito Diego 
Na trilha incidental que nos prepara para receber os músicos, as preliminares começam com um mashup de "War Pigs" (Black Sabbath) e "Whole Lotta Love" (Led Zeppelin), perfeita preliminar que antecipa a presença da estrela principal da noite, vestido com uma saia escocesa zebrada (combinando com sua Flying Z). No palco,  além de Zakk, Dario Lorina (guitarra), John DeServio (baixo) e Jeff Fabb (bateria), atual formação do Black Label Society. Há sete meses distante dos palcos, o show especialmente preparado para o Brasil aponta para grandes espaços instrumentais. O potente riff do baixo de DeServio (com cordas verdes e amarelas) anuncia a versão do quarteto para "Whipping Post" (The Allman Brothers Band), e apenas 35 minutos depois teremos uma pausa. O longo medley ainda repassa "The Ocean" (Led Zeppelin), "Machine Gun Man" (Pride & Glory) e "Crossroads" (Robert Johnson), para ao final retornar até o início com o tema do Allman.

Foto: Pablito Diego
A releitura de "Still Got the Blues" (Gary Moore) amplifica a empolgação de parte do público, deflagrando intermináveis solos do guitarrista que o distanciam da linguagem usual do blues, e até mesmo do blues rock, batendo na porta do metal. Essa subversão continua em mais um medley deflagrado por "Red House" (Jimi Hendrix), além de uma nova série de enxertos e pequenos trechos de músicas coladas umas as outras, entre elas temas como "Bridge of Sighs" (Robin Trower) e "All Along the Watchtower" (Bob Dylan). No final, a famosa sirene de alerta de um provável ataque aéreo soa como um chamado para nos convocar ao epílogo da noite, prólogo de um novo mashup engendrado por canções do Black Sabbath e  Led Zeppelin (War Pigs e Dazed and Confused). É claro, a massa entra em estado de total ebulição.

Foto: Pablito Diego
Alguém pode perguntar, mas afinal, aonde está o blues? Ora bolas, o blues é apenas uma desculpa para reunir os fãs de Zakk Wylde e Black Label Society, centenas deles tomaram posse das posições mais próximas a grade que separa o público do palco (a estimativa é de que cerca de 40 mil pessoas estiveram no evento). Se o blues ganhar sobrevida através de estradas viscinais como as de Zakk Wylde, é preciso dar crédito ao guitarrista. Afinal, ainda temos os velhos discos para celebrar o autêntico blues que um dia, inclusive, deflagrou um dos maiores movimentos musicais do nosso tempo - esse tal de rock and roll.     

Em evento patrocinado pela Samsung, numa parceria com o Ministério da Cidadania, a realização do Samsung Best of Blues é da Dançar Marketing. Agradecimento especial para Jéssica Barcellos Comunicação - suporte e credenciamento.  

Setlist Zakk Wylde - Samsung Best of Blues

- Intro 
War Pigs/Whole Lotta Love

- Medley: 
Whipping Post
Machine Gun Man
The Ocean
Crossroads

- Still Got the Blues

- Medley:
Redhouse
Bridge of Sighs
All Along the Watchtower

- Medley:,
War Pigs
Dazed and Confused  

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego
Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMA COBERTURA:

OMAR COLEMAN — PORTO ALEGRE, 22 DE FEVEREIRO DE 2024

Foto: Zé Carlos de Andrade | Por Márcio Grings   Fotos: Zé Carlos de Andrade | Cidade mais populosa do estado de Illinois, nos Estados Unid...